CARTA PASTORAL
Aos estimados sacerdotes, diáconos, seminarista e a todo o povo de Deus espalhado pela Diocese de Roma, saudações fraternas.
Com alegria e gratidão, dirijo-me a todos vós, fiéis desta amada Diocese de Roma, para partilhar a emoção do meu coração ao ser acolhido mais uma vez como Bispo Auxiliar.
Foi nesta mesma Igreja de Roma que recebi minha primeira nomeação episcopal, tendo a graça de iniciar meu ministério como Bispo ao lado de Dom Lucas Cardeal Reichert. Recordo com gratidão aquele tempo fecundo, em que aprendi a servir com humildade, a escutar o Povo de Deus e a caminhar sempre em comunhão. Hoje, voltando a esta Diocese, sinto como se Deus me confiasse novamente à escola do amor e da entrega, renovando minha missão de pastor.
Desejo também expressar minha sincera gratidão a Dom Gabriel Cardeal Monteiro, nosso Vigário Geral, pela disponibilidade e espírito de comunhão com que conduz o serviço pastoral. Caminharemos juntos, em unidade e fraternidade, para que Cristo seja sempre mais conhecido, amado e seguido nesta Igreja que ocupa lugar único no coração do catolicismo.
De modo especial, saúdo e agradeço aos presbíteros, colaboradores no anúncio da Palavra e na celebração dos sacramentos, aos diáconos, que com dedicação servem à mesa da caridade e do altar; e aos seminaristas, esperança viva da Igreja, que se preparam com entusiasmo para o ministério ordenado. Contem com minha proximidade e oração constante, para que o vosso testemunho seja sempre luminoso e fecundo.
Confio-me às orações de todos, para que eu saiba ser um pastor segundo o Coração de Cristo: próximo, misericordioso e fiel. Entrego cada passo desta missão à intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja, e de São Pedro Apóstolo, pedra firme da nossa fé.
A todos abençoo de coração, pedindo que caminhemos juntos, sustentados pela esperança e fortalecidos pela caridade.
✠ Karlos Daniel
Bispo Auxiliar

