Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Decreto 020/24 | Nomeação para o Ofício de Chanceler | Diocese de Roma


Diœcesis Urbis

DOM VICTOR GABRIEL CARDEAL SANTOS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL BISPO DI-ALBANO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CLERO
VIGÁRIO GERAL PARA A DIOCESE DE ROMA

Aos diletos filhos espalhados por todo o orbi romano, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    «Tendo em vista as necessidades administrativas e pastorais da Diocese de Roma, e reconhecendo as qualidades, a dedicação e a capacidade do Revmo. Pe. Davi Faria, decreto, por meio desta, sua nomeação para o ofício de Chanceler do Bispado.

    De acordo com o Código de Direito Canônico, o Chanceler tem as seguintes funções e obrigações:

Cân. 482 §1: O Chanceler é responsável por cuidar da redação e conservação dos atos da cúria diocesana, bem como pela autenticação de todos os documentos expedidos pela mesma.

Cân. 482 §2: O Chanceler pode ser assistido por vice-chanceleres, que compartilham das mesmas responsabilidades e obrigações, atuando sob sua direção.

Cân. 483 §1: É função do Chanceler assegurar a guarda dos arquivos diocesanos, zelando pela manutenção e organização dos documentos.

Cân. 487 §1: O Chanceler deve permitir aos fiéis o acesso aos documentos que lhes dizem respeito diretamente, respeitando sempre as normas estabelecidas pela cúria diocesana.

Cân. 474: Todos os documentos oficiais da cúria devem ser assinados pelo Ordinário e pelo Chanceler para que tenham validade jurídica.

Sendo assim, sustentados por nossa autoridade, concedida pela Sé Apostólica e pelo Romano Pontífice, decidimos por bem NOMEAR o que se segue:

Artigo 1º: Fica nomeado o Revmo. Pe. Davi Faria para o ofício de Chanceler do Bispado da Diocese de Roma.

Artigo 2º: O Revmo. Pe. Davi Faria deverá cumprir suas funções com diligência, fidelidade e discrição, conforme as disposições do Código de Direito Canônico e as normativas diocesanas.

Artigo 3º: Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, devendo ser comunicado a todos os departamentos da cúria diocesana e registrado nos anais da diocese. Até não mandarmos o contrário se mantém e revoga todas as disposições contrárias.

    Que o Espírito Santo guie e ilumine o Revmo. Pe. Davi Faroa no desempenho de suas novas funções, para o bem da administração diocesana e do povo de Deus.

Dado e passado em Roma, na sede deste vicariato geral, no primeiro dia do mês de junho de dois mil e vinte e quatro do ano da graça do Senhor, memória de São Justino, Mártir.

In Christo Iesus,
✠ Victor Gabriel Cardeal Santos
Vigário-Geral
Postagem Anterior Próxima Postagem